"Cada dia eu quero menos", assim Lucimar começava a exposição partilhada de seu trabalho de Pós-doutorado, que compilava em algumas palavras-chaves a essência de sua obra.
ESPINOSA FOUCALT GUATTARI ALMODOVAR LUIZ ORLANDI HÉLIO OITICICA LYGIA CLARK ANNA BELLA SARAMAGO CORTÁZAR...
A experiência de vida e atitude desta artista preencheu meu ser de uma fé lúcida e vontade de saber mais sobre o universo da oralidade.
Como a arte é transmitida pelo verbo? Como eram as rodas de fogueira?
A oralidade pressupõe um universo de criação pautado na presença, na imersão e no contato.
"A oralidade permite que a música fale e a dança responda", assim cantamos histórias e dançamos poemas (Griô).
Os criadores individuais podem transpor os conhecimentos para os gestuais resignificados.
Suzi Sperber afirma que "os diversos conceitos e preconceitos sobre a oralidade levam a que se tenha uma relação ambígua com ela. por um lado existe a valorização da oralidade e o reconhecimento de riqueza das memórias. Por outro lado, quer por preconceitos, quer por falta de cânones, ou padrões de interpretação ou de codificação, é difícil apreender o universo de referências. Por isto, um de meus empenhos deverá ir no sentido de codificar não propriamente a linguagem do corpo, mas a do relato, inferindo valores para a linguagem do corpo".
Atitudes anímicas subjacentes a cada caso. O que caracteriza o narrador popular é a experiência popular, é um modo de existência, que se mistura ao cotidiano da vida do brincante.
Ouvir, estar presente e escutar: Bello. Compartilhar visibilidades.
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